fbpx

Máquinas agrícolas: investimento em piloto automático é aposta para fabricantes aumentarem as vendas

Máquinas agrícolas: investimento em piloto automático é aposta para fabricantes aumentarem as vendas

Integração da solução pode ser um diferencial frente a concorrência e atrair compradores em busca de máquinas mais avançadas e eficientes

Apesar das vendas de máquinas agrícolas terem crescido no mês de agosto em relação a julho — foram 5.054 unidades comercializadas, um aumento de 23,3% — o acumulado do ano mostra um cenário de dificuldade para os fabricantes. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nos primeiros oito meses de 2023, foram vendidas 38.611 unidades, 9,9% abaixo das 42.842 máquinas comercializadas de janeiro a agosto do ano passado. Neste contexto, uma das principais estratégias para ajudar a atrair mais vendas é o investimento em tecnologia.

“Os fabricantes perceberam a importância de apostar em produtos mais sofisticados, que já saiam da fábrica com tecnologias para agricultura de precisão e opções de conectividade para monitoramento constante. A intensificação do uso desses recursos influencia no aumento da produtividade lá na ponta e é esse, afinal, o grande objetivo dos produtores”, aponta Marcio Blau, Gerente de Vendas da Hexagon — empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o campo.

De olho nesse mercado, os fornecedores de tecnologia apostam no desenvolvimento e aprimoramento de recursos para deixar as máquinas mais atrativas. Uma das soluções mais procuradas é o piloto automático, que permite aos produtores maximizar os recursos de campo e reduzir a repetitividade da trajetória, além de diminuir significativamente a compactação do solo.

“O HxGN AgrOn Piloto Automático, por exemplo, é adaptável à maioria dos tratores do mercado, possui acionamento elétrico ou hidráulico, compatibilidade com máquinas predispostas e fácil instalação e integração”, conta Márcio.

Segundo o Gerente de Vendas, os benefícios como aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais estão sempre na lista de prioridades para os produtores, e é imprescindível que os fabricantes se atentem a esses atrativos para vender mais.

“Os agricultores estão sempre em busca de maneiras de reduzir custos e produzir mais. Ao incorporar tecnologia de piloto automático em suas máquinas agrícolas e comunicar os benefícios de forma eficaz, os fabricantes podem atender às demandas dos agricultores por máquinas mais eficientes e, assim, impulsionar as vendas. Além disso, demonstrar um compromisso contínuo com a inovação e suporte técnico sólido pode ajudar a construir relacionamentos duradouros com os clientes”, pontua.

Mais sustentabilidade para as operações

Outra preocupação cada vez mais recorrente dos produtores é a utilização de práticas sustentáveis nas operações do campo. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma importante aliada. Sistemas de piloto automático e sensores avançados nas máquinas podem permitir uma gestão precisa dos recursos, reduzindo o desperdício de insumos, como água, fertilizantes e pesticidas.

“Além disso, a coleta de dados em tempo real e a análise dessas informações podem ajudar os agricultores a tomar decisões informadas que beneficiam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que melhoram a eficiência das operações agrícolas. Os fabricantes que destacam esses benefícios e demonstram um compromisso com a sustentabilidade estão em uma posição estratégica para atender à crescente demanda por práticas agrícolas mais amigáveis ao meio ambiente”, finaliza Marcio.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *